Exercícios para o corpo e para a mente

Mulher praticando PilatesÉ um sistema de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates, um enfermeiro alemão em meados do século XX, para o condicionamento físico restabelecendo, mantendo ou ampliando a flexibilidade, a força e a resistência do corpo, mas de forma ampla e equilibrada atingindo o corpo como um todo. Trabalhando com concentração na atividade, controle do corpo, centro de força, fluidez de movimentos suaves, precisão nas posturas e respiração sincronizada aos movimentos lentos, leva o corpo a desenvolver o condicionamento desejado.

Tendo amplo espectro de exercícios tanto no solo (original) como em aparelhos, é capaz de atender a inúmeras necessidades, sejam elas de condicionamento físico simplesmente, seja ela de forma terapêutica em processos de reabilitação, pois é em como se fazem os exercícios e não o exercício em si, que o Pilates pode ajudar em ampla margem de patologias associadas ao sistema neuro-músculo-esquelético, desde que executados com precisão e excelente orientação profissional e de forma personificada, pois a cada caso um tipo de exercício recomendado, bem como outros tantos inadequados àquela patologia, já que nenhum exercício é por acaso.

Indicação:
  • Reabilitação corporal em portadores de lesões do sistema neuro-musculares-esquelético (avaliado caso a caso);
  • Desequilíbrio postural;
  • Disfunções articulares;
  • Terapias pré e pós-operatórias para recuperação de mobilidade;
  • Estresse físico e emocional;
  • Re-condicionamento físico de sedentarismo;
  • Gestantes em preparo para parto natural ou em reabilitação após o parto;
Atendimento no Pilates
Inicialmente recomendamos que sejam executados os exercícios em uma sessão terapêutica por semana, o que ao longo de três meses serão suficientes, na maioria dos casos, para se aumentar a carga semanal para duas sessões, por mais três meses e posteriormente a este período, se eleva a carga a três sessões por semana, ponto limite nos processos de recuperação e reabilitação corporal na etapa inicial do trabalho terapêutico de recuperação da pessoa para ela estar no controle dos movimentos do corpo.

Concomitante ao aumento progressivo da carga (o que pode variar caso a caso), haverá um processo mais intenso de alongamento no início e aos poucos agregando o fortalecimento e posteriormente agregar a resistência. Nesse caso, a partir do centro de força os movimentos devem fluir levemente, coordenados de dentro para fora a partir desse centro e que aconteça de forma natural, como uma dança ocorre ao ritmo da música, os exercícios ocorrem ao ritmo do respirar.

Benefícios do Pilates
  • Alonga, fortalece e tonifica a musculatura, definindo-a e melhorando a mobilidade articular.
  • Aumento da concentração, redução do estresse e alívio de tensões e dores musculares.
  • Prevenção de lesões do sistema neuro-músculo-esquelético.
  • Melhoria da circulação e oxigenação sangüínea e da respiração.
  • Melhoria da coordenação motora e consciência corporal.
  • Em gestantes e idosos melhora do controle do assoalho pélvico.
  • Melhora a postura corporal e ajuda a prevenir a osteoporose.
  • Ajuda no combate a radicais livres e controle da pressão arterial.
Valores
Todos os valores só são passados via telefone (11) 992-321-796.
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